titulocora mask grande

descricao

                 

Este projeto se divide em 3 partes. Música, movimento e didática.

Na primeira parte, estudaremos a música concreta e sua relação com a música erudita brasileira. Conheceremos um pouco da história do maestro Villa-Lobos, dos pioneiros da música eletroacústica nacional, os Instrumentos musicais eletrônicos das décadas de 50 e 60 e criaremos uma trilha sonora interativa para o espetáculo final.

Na segunda parte, com relação ao movimento, a pesquisa envolve os passos fundamentais do sapateado e sua relação com a memória corporal brasileira.

Na terceira parte, faremos pequenos exercícios combinando células rítmicas brasileiras presentes no imaginário popular, tanto através de símbolos como o samba e o maracatú, quanto do universo das cirandas e brincadeiras infantis, tendo no sapateado o fio condutor da história.

A parte teórica é comum para todas as crianças, na parte prática dividiremos a turma escolar em duas partes: Espetáculo e trilha sonora.

A parte do espetáculo, ocupará o palco apresentando os exercícios rítmicos e os objetos (que se assemelham as chapinhas de metal usadas no sapato de sapateado) desenvolvidos durante a oficina.

A parte dos alunos responsável pela trilha sonora, executará ao vivo o resultado da oficina de música concreta/ eletroacústica, usando celulares, gravações do ambiente real e pequenos osciladores geradores de onda sonora. Som do corpo e tecnologias obsoletas como rádios e cassetes.

Ao final das oficinas cada estudante receberá um libreto e um endereço online para acessar posteriormente o conteúdo da experiência.

Com este projeto estamos trabalhando um conceito muito importante:

O entretenimento educativo.

Usaremos um ambiente lúdico para estimular nos jovens a aprendizagem e a curiosidade sobre culturas distantes, sonoridades diferentes e tecnologias antigas.

O Objetivo, no curto espaço de tempo do projeto, é plantar uma semente com um viés artístico, pensando em uma árvore com as raízes profundas na cultura brasileira e os galhos apontando para os quatro cantos do mundo.

 

Anúncios